Mensagens Bíblicas

                                                                        Josué 15: 16-19

 
 

INTRODUÇÃO

 
            Durante a conquista de Canaã, muitas foram as batalhas travadas pelo povo de Israel sob o comando de Josué e Calebe. Ao chegar diante de Debir, que antes se chamava Quiriate-Sefer, Calebe disse: “Quem ferir a Quiriate-Sefer e a tomar, lhe darei a minha filha Acsa por mulher”. Tomou-a, pois, Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe, e este deu-lhe a sua filha Acsa por mulher.
 
                       

DESENVOLVIMENTO

 
            Depois do casamento, Acsa recebeu uma herdade do seu pai, mas a terra era seca e sem vida, por isso Acsa (tornozeleira) persuadiu Otniel (Deus é força) a pedir um campo a Calebe. Na verdade eles precisavam de um lugar mais aprazível, com fontes de águas, onde pudessem construir sua família e viver em paz, pois, afinal, Acsa era a herdeira de todas as terras de seu pai Calebe.
            Quando eles foram falar com Calebe, Acsa desceu do seu jumento e seu pai já foi perguntando o que ela queria. Então Acsa lhe disse: “Dá-me uma bênção, pois me deste terra seca; dá-me também fontes de águas”. Então, lhe deu asfontes superiores e as fontes inferiores.
 
            O Pai nos tem feito participantes de sua herança, que é a Obra do Espírito Santo; no entanto, para muitos, a Obra tem sido algo como que uma terra seca e sem vida. Nela os servos não produzem fruto algum, não têm nenhuma experiência, suas vidas caminham na mais completa aridez, vivem tristes e murmurando de sua sorte. A culpa disso não é do Senhor, pois a Palavra diz: “Nada tendes porque não pedis ...”. O problema é que muitos são acomodados espiritualmente, um dia receberam uma bênção e pararam nela, não prosseguiram em busca de uma bênção maior, de uma comunhão maior com o Senhor que tem tudo à nossa disposição, bastando, para alcançar, ter fé e pedir.
            Quando o servo atenta para o pouco que tem recebido, e percebe que está unido ao Senhor Jesus para uma vida de bênçãos, ele busca o Pai e Ele logo pergunta: “Que é o que tens?” E quando pedimos: Dá-me uma bênção, então, o Senhor nos dá as fontes superiores (as bênçãos espirituais) e as fontes inferiores (as bênçãos materiais).
           
 

CONCLUSÃO

 
            A nossa herança é constituída de toda sorte de bênçãos, muitos, porém, não têm provado dela. É preciso descer e nos humilharmos diante do Senhor, para depois tomarmos posse de tudo que tem preparado para nós.
 
 
 

                                                                                                  

                                                                 SALMOS 107: 7 

 

INTRODUÇÃO 

Quando Davi é inspirado a ecrever esse salmo, que tem por título da "bondade de Deus em proteger os viajantes, os encarcerados, os doentes, os que navegam, e em geral todos os homens". Ele testemunha, a benignidade de Deus para com o homem.

 

 

DESENVOLVIMENTO             

Em todo o capítulo vemos que Davi fala da benignidade de Deus para com os necessitados, o salmista fala que devemos louvar, bendizer e adorar pela sua bondade para conosco. Quando lemos no versículo sete " e os levou por caminho direito, para irem à cidade que deviam habitar" vemos o benefício daqueles que foram salvos pelo Senhor, a expressão " os levou por caminho direito" esse momento se deu quando o Senhor envia o Seu Filho amado Jesus para nos levar para essa salvação maravilhosa. Tal caminho nos fala do próprio Senhor Jesus, que nos salvou pois éramos "viajantes" não sabíamos para aonde ir o Senhor nos achou e nos deu descanso e uma habitação segura, éramos "encarcerados", mas o Senhor nos libertou quando a palavra do Senhor diz:" Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres"." Doentes" O Senhor nos curou tanto fisicamente como espiritualmente. "Os que navegam" nós navegávamos nesse mundo mas o Senhor é aquele que nos tirou do mar e nos deu a salvação.

Na segunda parte do versículo sete que diz: "para irem à cidade que deviam habitar", nos fala de um processo de salvação que o Senhor opera todos os dias, pois o Senhor nos resgatou e nos deu salvação, e a cada dia o Senhor tem nos preparado para entrarmos nessa cidade, na qual é a nova Jerusalém celestial.  

CONCLUSÃO 

Da mesma forma que aqules que foram resgatados e salvos pelo Senhor, nós também temos visto isto pois o Senhor não mudou e nunca mudará pois Ele é eterno. Podemos glorificar o Senhor pois Ele nos deu essa salvação maravilhosa. Bendito é o nome do Senhor. A todos a paz do Senhor Jesus. 

 

 

 

 

CUMPRIU-SE O PROJETO DO PAI

 

 

Mateus 27:50-54

"E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras. E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados.  E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos. E o centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto, e as coisas que haviam sucedido, tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus."

INTRODUÇÃO:

Morte de Jesus à cumpriu-se o projeto do Pai para a salvação do homem. “Deus amou o mundo ...“. Jesus com sua morte nos reconciliou com Deus.
 

DESENVOLVIMENTO:

Benefícios (sinais) da morte de Jesus

O véu do templo se rasgou de alto a baixo à O véu era a separação, limite para se chegar a Deus. Jesus deu, a todos, acesso a intimidades de Deus. Não há mais barreiras impostas pela tradição e nem intermediários.

Tremeu a terra à Plenitude do poder do Senhor. Deus poderoso.

Fenderam as pedras à As pedras apontam para os problemas que cada um tem. O Senhor levou sobre si a nossas dores.

Muitos ressuscitaram à Uma nova vida com o Senhor.

Entraram na cidade santa à Vida Eterna com o Senhor.

CONCLUSÃO:

Verdadeiramente este era filho de Deus àconsciência 

 

 

 

 

 

 

OS PREPARATIVOS PARA A CONSTRUÇÃO DO TEMPLO

 

 

                                                                 
 
 
                                                                                                            II Crônicas 2: 15, 16 

INTRODUÇÃO 

 Uma das primeiras providências do rei Salomão, quando assumiu o reinado de Israel, foi dar início à construção do templo em Jerusalém. Para isso ele fez aliança com Hirão, rei de Tiro, e  pediu-lhe que fornecesse  boa madeira para a construção do Templo. Em troca Salomão lhe daria muitos suprimentos para os trabalhadores. 

DESENVOLVIMENTO 

  O rei Hirão aceitou a proposta de Salomão e pediu-lhe que enviasse os suprimentos prometidos, para que os trabalhadores iniciassem o corte da madeira imediatamente. A madeira cortada no Líbano seria enviada através do mar em jangadas, até a cidade de Jope, e de lá para Jerusalém.
 
 A construção do Templo aponta para a edificação da Obra do Senhor, e Salomão é tipo do Espírito Santo. Hirão e seus homens representam os Pastores, Obreiros e a igreja de forma geral. O Espírito Santo é quem vai edificar a Obra do Senhor, pois só Ele tem os ingredientes necessários para que a igrejaatue como instrumento nesta construção. Assim como Salomão enviou os suprimentos necessários à realização do trabalho, hoje o Espírito tem concedido à igreja fiel, aquilo que ela necessita para realizar a Obra:
 
· O trigo e a cevada – Falam da Palavra revelada, do alimento que fortalece e nos ajuda na realização da Obra do Senhor;
 
· O azeite – Aponta para a unção do Espírito Santo, para a revelação e os dons espirituais;
 
· O vinho – Compreende o domínio do Espírito, a alegria da salvação e do servir ao Senhor.
 
   Quando a igreja recebe as bênçãos do Senhor, ela realiza a Obra. Todo servo que deseja viver esta Obra, precisa ter em sua vida os recursos do Espírito Santo, para poder cortar “madeira do Líbano” – fora de Israel. A madeira fala das vidas que estão no mundo, e que precisam ser trazidas em jangadas – sopradas pelo vento do Espírito, pela revelação – até Jope – a igreja – para depois serem conduzidas para Jerusalém – a eternidade. 

CONCLUSÃO

 O propósito do Senhor é preparar a igreja para o arrebatamento, e naquele dia, o Espírito Santo a fará subir par a Nova Jerusalém, onde viverá para sempre com o Senhor Jesus na Eternidade. Neste dia se cumprirá a palavra dita por João: “Eis aí o Tabernáculo de Deus com os homens” – Apocalipse 21: 3.